3.12.09

sorvete de chocolate


No maravilhoso livro do Lebovitz consta que há dois processos básicos para fazer sorvete: o estilo francês, em que é feito um creme com gemas (custard), deixando o sorvete mais macio e cremoso, pois as gemas agem como emulsificante; e o estilo Filadélfia, mais simples, com um sorvete bem mais firme. Depois de ter aprendido a fazer custard direitinho (errei váárias vezes, deixando talhar), decidi experimentar este sorvete, ao estilo Filadélfia, pois ao ler a lista de ingredientes, pensei, é impossível ficar ruim. É um sorvete bem denso, mesmo meio derretido ainda fica firme, mas é bom usar chocolate amargo, creio que o meio-amargo deixará muito doce. Só tenho mais uma coisa a dizer: se de alguma forma sorvete de chocolate é importante para você, não deixe de fazer!

560ml creme de leite*
50g cacau em pó
200g açúcar
pitada de sal
170g chocolate amargo (usei 72% cacau), picado
250ml leite integral
1 colher (chá) baunilha

Numa panela grande, misture o creme de leite, cacau, açúcar e sal. Aqueça a mistura, mexendo sempre, até abrir fervura e ficar espumoso. Retire do fogo e coloque o chocolate picado, mexa até derreter completamente, misture o leite e a baunilha. Coloque a mistura no liquidificador por 30 segundos, ou até ficar bem cremosa. Leve à geladeira por algumas horas, então passe a mistura na sorveteira de acordo com as instruções do fabricante. Leve ao freezer em pote hermético.
*Não queria comprar duas garrafinhas de creme de leite para esta receita, vi que tinha a marca Salute com 550ml, nunca tinha usado e foi uma grata surpresa, pois foi o melhor creme de leite que já experimentei.