18.9.14

crumble de maçã e coco


Apesar do crumble de morango ser meu preferido, eu faço mais de maçãs, talvez porque elas sejam onipresentes em casa, como já falei antes. Mas agora a Clara, e seus gloriosos 6 dentinhos, consegue morder pedaços pequenos de maçã sozinha, o que já é motivo de alegria e orgulho ver meu bichinho crescendo - antes eu cozinhava várias maçãs no vapor e fazia purê, porque sou bem incompetente na arte de raspar com a colher - então a fruta agora tem rotatividade. Bom, eu precisei abrir exceção para este crumble, porque a combinação com coco me deixou curiosa e tinha um bom tanto de coco fresco na geladeira e ele estraga rápido demais! O aspecto não ficou dos melhores, mas é muito saboroso e crocante. Receita deste livro.

1colher (sopa) manteiga amolecida, para untar o refratário
100g manteiga, cortada em cubinhos
90g açúcar
1 colher (chá) baunilha
80g farinha de trigo, ou um pouquinho mais
60g coco ralado
4-6 maçãs médias (ou peras)

Pré-aqueça o forno a 225ºC. Unte um refratário com a manteiga. Numa tigela coloque a manteiga, açúcar, baunilha, farinha e coco e esfregue tudo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve. Descasque e corte as maçãs em fatias e disponha sobre o refratário, Espalhe a farofinha do crumble por cima e leve ao forno por 25-30min, ou até ficar dourado.
*Eu preferi cortar as maçãs em fatias finas e assar tudo junto com a farofinha. No livro a indicação é fazer somente uma camada de frutas e levar ao forno por 10min, e depois colocar a cobertura e finalmente levar ao forno por maia 25min.