26.12.14

torta de limão e coco


Para muita gente festas de final de ano significam cometer excessos, seja de comida, bebida, ou os dois. Sinceramente nunca fui de enfiar o pé na jaca, quase não bebo nada alcoólico (faz uns dois anos que mal posso chegar perto) e acho a comida sempre meio indigesta, pesada, e também há o bacalhau com legumes da minha mãe, super tradicional na família, e é um dos pratos mais leves que como nesta época. Neste natal não foi diferente, e sempre me sinto na obrigação de levar algo doce para os anfitriões. Confesso que neste ano não estava nos melhores dos espíritos natalinos, passei semanas numa melancolia de não ter meu pai aqui comigo, este foi o quinto natal sem ele, e dessa vez estava com uma saudade arrasadora. 
Bom, tive que me reanimar e fui procurar nos meus livros (como é bom ter livros por perto, na minha casa eles estão sempre espalhados) algo que fosse fácil e que tivesse todos os ingredientes em casa. Daí veio esta torta, o recheio dela é divinal, parece uma cocada, um bombocado com o azedinho do limão que combinou lindamente. Na foto ela está incompleta, fotografei antes de sair, o grand finale é colocar um pouco de chantilly sobre cada porção (levei aquele de latinha e quebrou o galho). Fica como uma sugestão de sobremesa refrescante para o Ano Novo.
Receita daqui.

massa:
1 xícara farinha de trigo
xícara cake flour*
1 colher (sopa) açúcar
pitada de sal
6 colheres (sopa) manteiga, gelada
2 colheres (sopa) gordura hidrogenada**
3 colheres (sopa) água gelada, ou mais

recheio:
3 ovos grandes
2 gemas grandes
1¼ xícara açúcar
1¼ xícara coco em flocos adoçado
¼ xícara suco limão siciliano
¼ xícara creme de leite
2 colheres (sopa) manteiga derretida
2 colheres (chá) raspas de limão
1½ colher (chá) baunilha

Comece pela massa. No processador coloque a farinha, cake flour, açúcar e sal, pulse algumas vezes para misturar. Em seguida coloque a manteiga e gordura cortadas em cubinhos e ligue o aparelho, quando virar uma farofa adicione a água aos poucos até formar uma massa homogênea. Faça um disco com a massa, embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 1 hora, ou faça com um dia de antecedência. Para pré-assar, retire a massa da geladeira e espere chegar à tempertura ambiente, abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e cubra uma forma redonda de 26cm, aperte a massa nas laterais. Coloque uma folha de papel alumínio cobrindo a massa e espalhe feijões para dar peso à massa e não estufar, não esqueça de fazer alguns furos com garfo para o vapor sair. Leve ao forno a 180ºC por 15 min. Retire e deixe esfriar completamente antes de colocar o recheio.
Para o recheio, bata os ovos, gemas e sal, em seguida coloque o açúcar e bata até ficar uma mistura espessa e com ar. Adicione o coco, limão, creme de leite, manteiga, raspas e baunilha, misture bem e coloque sobre a massa. Leve novamente ao forno por 40 min, ou o recheio estiver firme e dourado. Espere esfriar completamente, leve à geladeira e deixe por pelo menos 3 horas antes de servir. A cada fatia coloque uma porção de chantilly sobre a torta. Sirva gelada.
rende: 8 porções.
*cake flour: a cada 1 xícara da farinha de trigo coloque 1 colher de sopa de amido de milho
**usei 8 colheres de manteiga e a receita funcionou.

2 comments:

  1. Oi, Tati.

    Esta torta deve ficar maravilhosa. Ela é parecida com uma torta de coco que fazemos (sem o acréscimo do limão, que deve dar um toque a mais de sabor).

    Um beijo e - desde já - que 2015 seja um ano estupendo para você e os seus queridos!

    ReplyDelete
  2. É uma altura de excessos sem dúvida, mas é bom estarmos todos juntos à mesa a celebrar.
    Adoro coco e limão, uma combinação favorita e perfeita.
    Um bom ano Tati! Um beijinho.

    ReplyDelete