29.9.15

bolo de banana e trigo sarraceno


Parei de fazer bolos/muffins de banana nos últimos tempos, mas não é porque tenha enjoado deles, ao contrário, é que não tenho mais excedente de bananas por aqui, como tinha antes. Isso não é mau, toda a banana é logo consumida, sem desperdício, só fico com vontade de fazer algum baking com bananas. Lembro que vi esse bolo na página do FB da Donna Hay, logo tratei de salvar, copiar no meu caderninho e esperar uma oportunidade. Ainda tinha a quantidade exata de açúcar de coco em casa (comprei por curiosidade mas ficou guardado e esquecido), o que me fez me interessar ainda mais pelo bolo. Adorei o resultado - pode substituir por açúcar mascavo - e por ser um bolo sem glúten ficou menos esfarelento que pensava, ao contrário, ficou bem úmido, decerto pelas bananas na massa. E só não façam como eu, acreditei que o bolo não grudaria no fundo na forma e ignorei a instrução de forrar com papel manteiga, me dei mal e meu bolo grudou :(

1½ xícara (225g) farinha de trigo sarraceno
1 xícara (220g) açúcar de coco (ou mascavo escuro)
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) fermento em pó
2 colheres (chá) canela em pó
1 xícara banana amassada
1 ovo
½ xícara (140g) iogurte natural
¼ xícara óleo
xícara (80ml) maple syrup (usei metade melado de cana e metade maple)
2 colheres (chá) baunilha
1 banana cortada ao meio, no sentido o comprimento

Numa tigela grande misture farinha, açúcar, bicarbonato, fermento e canela. Adicione a banana amassada, ovo, iogurte, óleo, maple e baunilha, mexa bem para combinar. Coloque a massa numa forma retangular de bolo inglês (21x10cm) untada e enfarinhada, e forrada no fundo com papel manteiga, por cima da massa coloque as duas fatias de banana. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por 1h-1h10min, ou até um palito sair seco. Assim que retirar do forno pincele com maple syrup (xarope de bordo).

2 comments:

  1. Oi Tatiane, gosto muito qdo há sobras de babanas, assim posso fazer um bolo ou muffin que adoro! Seu bolo tem um ótimo aspecto e ainda não provei nada com esse trigo...tenho uma receita de pão com ele, vou procurar nos celeiros de produtos naturais por aqui!
    Bjs

    ReplyDelete
  2. adoro bolos de banana acho que dão uma textura ótima, mas assim não conhecia, parece me ótimo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ReplyDelete