26.2.18

sorvete de morangos assados


Depois da calda de marshmallow do post anterior, nada mais coerente que uma receita de sorvete. Aqui usei uma receita básica de sorvete de creme, já publicada antes, e assei os morangos para incorporá-los depois. Eu vi a ideia desta receita em algum lugar, mas como estou postando coisas que eu fiz há mais de dois meses, realmente não me lembro da fonte 😕.

sorvete de morangos assados 
300g morangos, lavados e sem os cabinhos
3 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sopa) vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) glucose de milho (usei karo)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel alumínio e reserve (eu usei meu tapetinho de silicone). Coloque os morangos numa tigela, junte o açúcar e vinagre balsâmico, misture bem e passe-os para a assadeira. Asse por 20-30 minutos, ou até os morangos ficarem bem macios. Retire do forno, coloque a glucose, mexa bem  e deixe esfriar. Após frio, amasse bem os morangos, com um garfo ou um amassador de batata. 

sorvete:
500ml creme de leite fresco
250 ml leite integral
¾ xícara de açúcar (150g)
pitada de sal
½ colher (chá)  baunilha

Coloque numa panela 250ml do creme de leite, açúcar, sal, leve para aquecer, não é necessário ferver. Despeje o líquido numa tigela e adicione o creme de leite restante, o leite, a baunilha e os morangos assados, misture bem. Cubra e leve à geladeira por algumas horas. Depois de gelado, mexa bem a mistura e coloque na sorveteira seguindo as instruções do fabricante.